2 Alavancas Humanas

DESCUBRA COMO ATIVAR O CLIENTE IDEAL PARA A COMPRA

Quando você associa a sua solução a algo que o seu cliente ideal já valoriza, você chama a atenção dele. Porém, isso não é suficiente para ele tomar a ação de comprar.

Você precisa ativar o cliente ideal por meio das duas alavancas humanas:

1° Alavanca: Medo

2° Alavanca: Ganância

Para ativar o cliente ideal, você precisa criar uma motivação.

Fazê-lo tomar a decisão MENTAL de comprar (1ª decisão).

Toda compra é baseada em 2 decisões de compra:

1ª decisão: a decisão de COMPRAR

2ª decisão: a decisão de comprar AGORA

Para isso, você tem que fazer o seu cliente ideal responder a 4 perguntas:

  1. Por que COMPRAR isso (o que eu GANHO se eu comprar isso)?
  2. Por que comprar isso DE VOCÊ?
  3. O que pode DAR ERRADO se eu comprar isso?
  4. Por que comprar isso AGORA?

“A emoção é o combustível da ação”, então, para ativar o seu cliente ideal para a compra, você deve entrar no canal emocional dele.

Como toda a nossa existência é baseada em fuga da dor (medo) e busca pelo prazer (interesse), toda ação de compra também é uma resposta a essas 2 alavancas (interesse e medo).

É importante você descobrir qual alavanca gera maior ação do seu cliente ideal: a fuga da dor (medo) ou a busca pelo prazer (interesse).

“Um cérebro que se expande nunca mais volta ao tamanho normal”

Albert Einstein

Quando o seu cliente ideal toma contato com uma oportunidade e enxerga um caminho para mudar de vida, ele nunca mais consegue “desver” o que ele já viu, ou seja, agora existe um espaço mental aberto para ser preenchido com a oportunidade percebida.

A alavanca escolhida (medo ou ganância) vai direcionar a sua comunicação de vendas, então, é essencial saber do que o seu cliente ideal tem medo OU pelo que ele tem interesse.

DESCREVA OS PONTOS A, B e C

Ponto A:

Local cognitivo em que seu consumidor está neste momento, com um desafio que ele não sabe como resolver (dor) ou um sonho que ele não sabe como realizar.

Mostre a ele a situação em que ele está.

Explique para ele o problema ou o sonho que ele tem melhor do que ele mesmo conseguiria explicar.

O ponto A é baseado na dor de estar em uma situação incômoda ou se sentindo incompleto.

•Qual o desafio/barreira que ele enfrenta, atualmente, que o impede de alcançar o objetivo dele?

•Ele sabe que tem um problema ou que existe uma oportunidade?

•Ele sabe que existe uma solução para o problema ou um caminho para a oportunidade?

•Ele está disposto a arcar com o custo (de tempo e dinheiro) da solução?

Ponto B:

O objetivo dele. Como ele imagina que será a vida dele após realizar o sonho ou resolver o problema que causa a dor.

O ponto B é baseado no prazer de uma possibilidade de chegar ao objetivo de uma vida melhor (mais feliz ou financeiramente mais próspera).

Aqui, você deve pintar o quadro da vida futura dele da maneira mais DESEJÁVEL possível.

Esse será o combustível emocional dele para comprar a sua solução (a emoção é o combustível da ação).

• Como ele se SENTIRÁ do outro lado do precipício?

• Ele sabe como será a vida dele do outro lado do precipício?

Ponto C:

Aqui entram os medos do futuro, seja com relação a adquirir a sua solução, seja com relação a não adquiri-la.

A dor futura pode agir contra você ou a seu favor.

Se o cliente ideal tiver medo da sua “ponte”, ele não comprará, porque poderá achar que:

• A ponte não vai levá-lo ao lugar onde ele deseja (falta de confiança na solução), ou seja, irá levá-lo a lugar algum ou levá- lo a outro local que não o prometido

• Ele não vai conseguir atravessá-la por alguma incapacidade dele (falta de confiança nele próprio)

• A ponte vai levá-lo até o lugar prometido, porém, ele não sabe se é esse lugar mesmo ao qual ele quer ir (falta de confiança em si mesmo – medo do sucesso)

Sempre haverá o medo, porém, o medo de comprar a solução e (correr o risco de) ir para o ponto B tem que ser MENOR do que o medo de continuar na situação em que ele está no momento (ponto A).

Para isso, é importante “agitar o problema”, ou seja, mostrar que o problema que ele tem pode piorar muito (medo) e que ele pode perder a oportunidade de resolver o problema ou de realizar o sonho: ganância (realizar um sonho) com escassez (pode acabar em qualquer momento).

A ganância, ou o medo, fará ele tomar a 1ª decisão de compra.

A escassez (o medo de perder) fará ele tomar a 2ª decisão de compra (comprar AGORA).

• Qual o maior problema que ele enfrentará, caso não resolva a questão logo (agitar o problema)?

• Qual o risco de ele perder a oportunidade de resolver a questão ou de realizar o sonho (escassez)?

IMPORTANTE:

Uma pergunta muito importante aqui é: “a pergunta certa não é quanto custa comprar a solução, mas sim quanto custa NÃO comprar essa solução”.

Algumas observações em relação à percepção do cliente:

A credibilidade (segurança e conforto cognitivo) que a sua empresa gera no consumidor tem que ser muito maior do que o medo da frustração em relação à sua promessa (por isso, a promessa deve ser crível).

Seu trabalho é:

• Aumentar o desejo de chegar ao ponto B

• Aumentar o incômodo em estar no ponto A

• Diminuir o medo da promessa e torná-la crível

• Aumentar o medo do futuro (agitando o problema), caso ele não compre a solução (o custo de NÃO comprar)

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