A batalha interna entre o sonhar vs crítico

Emoção vs Razão na hora da compra

Um processo de compra é uma batalha dentro da mente do seu CLIENTE IDEAL.

Uma batalha entre o lado que acredita que tudo vai dar certo e o lado que vê defeito em tudo.

Um dos dois vai vencer essa batalha na hora da decisão de comprar ou de não comprar.

A emoção (o sonhador) do seu consumidor quer comprar, enquanto a razão (o crítico) coloca barreiras (objeções) para protegê-lo da frustração, caso a promessa do produto ou serviço não se cumpra.

A sua função é ajudá-lo a vencer essa batalha para convencê-lo a comprar o seu produto ou serviço.

As maiores objeções para a compra vêm do medo dessa frustração, então, quanto mais credibilidade você constrói na mente do seu consumidor, menor é esse medo e maior a sua taxa de conversão.

Por isso que apenas uma reclamação anula mais de 10 ou 20 elogios ao produto ou serviço.

O processo de vendas é praticamente todo emocional, portanto, o processo parece racional, mas trabalha praticamente 100% do tempo no cérebro emocional do seu consumidor.

ATENÇÃO: Lembre-se de que o consumidor não compra um produto ou serviço: ele compra o ESTADO EMOCIONAL no nqual ele ACREDITA que estará depois de usar o produto ou receber o serviço prestado.

Segundo a teoria do cérebro tri-uno, temos 3 cérebros:

• O neocortex (o cérebro racional)

• O sistema límbico (o cérebro emocional)

• O cérebro reptiliano (sistema imunológico e outras funções vitais)

Nas vendas, vamos nos concentrar no cérebro racional (o das objeções) e no cérebro emocional (o das histórias e dos gatilhos mentais).

A emoção compra aquilo de que gosta (“sonhador”)

A razão tenta achar defeito para não comprar (“crítico”)

O cérebro emocional, por ser muito mais antigo, tem muito mais recursos para vencer a via única do comportamento.

A função da razão (aquela vozinha que fica perturbando você) é te proteger. Porém, ela não acaba fazendo o papel daquela mãe super protetora, que não deixa você fazer nada.

Sua função é não dar motivos para essa vozinha (o crítico) minar a compra e fazer com que o desejo emocional de comprar de você seja maior do que o freio racional causado pelo medo da frustração.

Para isso, você vai fazer basicamente duas coisas:

• Estimular a emoção para que ela compre (Gatilhos mentais).

Você faz isso quando você publica conteúdo que valoriza o produto.

• Eliminar todos os motivos para a razão não comprar (Matar objeções). Você faz isso quando publica conteúdo que mata objeções.

Quando você faz o seu consumidor experimentar o estado emocional que ele quer comprar, pintando para ele um quadro do prazer futuro, você dá uma amostra grátis para ele do que ele sentirá.

Isso facilita a decisão de compra.

Sabendo que o límbico é muito mais poderoso do que o neocortex em termos de poder de decisão sobre qualquer comportamento, guarde isto: a imaginação (que está no límbico) é mais forte do que a razão (que está no neocortex), então, fazer seu consumidor IMAGINAR E SENTIR são ferramentas das mais poderosas para convencê-lo.

Os seres humanos funcionam em um contínuo de pensar – sentir – agir.

Por isso, dizemos que “a emoção é o combustível da ação”.

Produza a emoção certa nos seus consumidores e eles comprarão.

A EMOÇÃO É O COMBUSTÍVEL DA AÇÃO (VENDAS)

Todo conteúdo que você for publicar deverá ser:

Emocional (a sua história e, principalmente, as histórias dos seus clientes).

Aqui você fará conteúdo para o “sonhador”

Técnico (explicação racional e objetiva sobre o seu produto ou serviço).

Aqui você fará conteúdo para o “crítico”

O conteúdo de vendas é o que denominamos de “conteúdo persuasivo” (gatilhos mentais e eliminação de objeções com foco em um objetivo claro, por exemplo, vendas).

Aqui, é onde você fará a oferta.

Esse é um conteúdo altamente emocional.

O conteúdo emocional muda o estado emocional do seu CLIENTE IDEAL, ou seja, age na emoção.

Poucos se concentram aqui porque não entendem a importância da emoção no processo de vendas.

A emoção é o combustível da ação. As vendas requerem uma ação, portanto, a emoção é o combustível das vendas.

O conteúdo técnico ajuda a emoção a convencer a razão, mostrando para a razão que você sabe do que está falando.

A maioria das empresas e profissionais liberais se concentra apenas nesse tipo de conteúdo (técnico), porém, ele não vende.

O conteúdo de vendas transforma o consumidor em cliente.

Aqui é onde entra o CTA para encaminhar o cliente ideal ao fechamento.

Qualquer história que você for contar deve criar um gancho para você retomar lá no conteúdo de vendas.

Toda oferta é construída de trás para frente.

Ou seja, você primeiro entende o que quer vender e o que quer que o consumidor valorize.

Daí, você cria a sua oferta.

Depois, ao longo da sua copy, você planta as sementes ao longo de todo o processo de conteúdo para retomá-las no final do processo, quando vai fazer o CTA.

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