Análise S.W.OT

A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico e gerenciamento estratégico usada para ajudar uma pessoa ou organização a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à concorrência comercial ou planejamento de projetos.

Às vezes é chamado de avaliação situacional ou análise situacional.

Acrônimos adicionais usando os mesmos componentes incluem TOWS e WOTS-UP.

Essa técnica é projetada para ser usada nas etapas preliminares dos processos de tomada de decisão e pode ser usada como uma ferramenta para avaliação da posição estratégica de organizações de diversos tipos.

Pretende-se identificar os fatores internos e externos favoráveis e desfavoráveis ao alcance dos objetivos do empreendimento ou projeto.

Os usuários de uma análise SWOT geralmente fazem e respondem perguntas para gerar informações significativas para cada categoria para tornar a ferramenta útil e identificar sua vantagem competitiva.

O SWOT foi descrito como uma ferramenta testada e comprovada de análise estratégica, mas também foi criticado por suas limitações, e alternativas foram desenvolvidas.

Visão Geral

A análise SWOT tem sido usada em diferentes níveis de análise em muitas arenas, não apenas em organizações com fins lucrativos.

Exemplos incluem organizações sem fins lucrativos, unidades governamentais e indivíduos.

Também pode ser usada no planejamento pré-crise e no gerenciamento preventivo de crises, na criação de uma recomendação durante um estudo/pesquisa de viabilidade.

A análise SWOT pode ser usada para construir uma estratégia organizacional ou pessoal.

As etapas necessárias para executar a análise orientada para a estratégia envolvem a identificação de fatores internos e externos, seleção e avaliação dos fatores mais importantes e identificação das relações existentes entre esses recursos

Por exemplo, fortes relações entre pontos fortes e oportunidades podem sugerir boas condições na empresa e permitir o uso de uma estratégia.

Por outro lado, fortes interações entre fraquezas e ameaças podem ser analisadas como um potencial alerta e conselho para o uso de uma estratégia.

A correspondência é usada para encontrar vantagem competitiva combinando os pontos fortes com as oportunidades.

Outra tática é converter fraquezas ou ameaças em pontos fortes ou oportunidades.

Um exemplo de estratégia de conversão é encontrar novos mercados.

Se as ameaças ou fraquezas não puderem ser convertidas, a empresa deve tentar minimizá-las ou evitá-las.

Planejamento corporativo

Como parte do desenvolvimento de estratégias e planos para permitir que uma organização atinja seus objetivos, essa organização usará um processo sistemático/rigoroso conhecido como planejamento corporativo.

O planejamento corporativo inclui etapas como:

Definição de objetivos: definição da ação que a organização tomará em um monitoramento ambiental

Avaliações internas da organização: uma avaliação da situação atual, bem como um portfólio de produtos/serviços e uma análise do ciclo de vida do produto/serviço.

Análise das estratégias existentes: isso deve determinar a relevância dos resultados de uma avaliação interna/externa e pode incluir análise de lacunas de fatores ambientais.

Definição de questões estratégicas: fatores-chave no desenvolvimento de um plano corporativo que a organização deve aborda.

Desenvolvimento de estratégias novas/revisadas: análise revisada de questões estratégicas pode significar que os objetivos precisam mudar.

Estabelecimento de fatores críticos de sucesso: a realização dos objetivos e implementação da estratégia.

Os gerentes de marketing examinarão a estrutura de custos de cada concorrente, fontes de lucros, recursos e competências, posicionamento competitivo e diferenciação de produtos, grau de integração vertical, respostas históricas aos desenvolvimentos da indústria e outros fatores.

A administração de marketing muitas vezes considera necessário investir em pesquisas para coletar os dados necessários para realizar uma análise de marketing precisa.

Assim, a administração frequentemente realiza pesquisas de mercado para obter essas informações.

Os profissionais de marketing empregam uma variedade de técnicas para realizar pesquisas de mercado, mas algumas das mais comuns incluem:

Pesquisa de marketing qualitativa, como grupos focais.

Pesquisa de marketing quantitativa, como pesquisas estatísticas.

Técnicas experimentais, como testes de mercado.

Técnicas de observação, como observação etnográfica.

Os gerentes de marketing também podem criar e supervisionar vários processos de análise ambiental e inteligência competitiva para ajudar a identificar tendências e informar a análise de marketing da empresa.

Abaixo está um exemplo de análise SWOT de uma posição de mercado de uma pequena consultoria de gestão com especialização em gestão de recursos humanos.

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