CONSTRUA EMOÇÕES PODEROSAS NA MENTE DO SEU CONSUMIDOR
No seu sistema límbico que a sua imaginação nasce e a sua emoção floresce, então, é a imaginação que causa emoção.
Para criar emoções no seu consumidor, faça-o imaginar.
Pinte quadros mentais com palavras e faça-o imaginar um cenário incrível do futuro alimentando o sonhador.
Dependendo da emoção que você cause, você irá facilitar ou dificultar a decisão de compra.
MEDO DE SE FRUSTRAR COM O PRODUTO, PREJUDICA AS VENDAS
ANSIEDADE/EUFORIA PARA RESOLVER LOGO O PROBLEMA, AUMENTA AS VENDAS
É o conteúdo (que pinta na mente do seu consumidor esses quadros mentais) que gera emoções favoráveis (ou desfavoráveis) ao processo de venda.
Conteúdo são palavras, imagens, vídeos, ou seja, tudo o que você compartilha, tudo o que você mostra.
TUDO É CONTEÚDO, LOGO, TUDO COMUNICA, TUDO GERA EMOÇÕES.
POR ISSO O CONTEÚDO EMOCIONAL É TÃO IMPORTANTE.
O conteúdo emocional ativa o canal emocional, que é onde a decisão de compra acontece.
Resumindo:
Por que as pessoas NÃO compram?
Medo da frustração de acreditar e não conseguir realizar a promessa feita pelo produto, seja por conta do produto, seja por causa dela mesma ou por causa de fatores externos (família, emprego, clima etc.).
Por que as pessoas compram?
Porque a emoção imaginou e entrou no estado emocional correto, e a razão não encontrou nenhum motivo para não comprar (não teve objeções).
CONSTRUA EMOÇÕES PODEROSAS NA MENTE DO SEU CONSUMIDOR
A frase:
“O seu cachorro terá um serviço de banho e tosa de qualidade”
Tem um nível emocional bem diferente do que a frase:
“No nosso extraordinário serviço de banho e tosa vai transformar seu cão em um gato :P”.
Isso atiça a imaginação e gera uma quebra de padrão, que faz o cérebro fixar a mensagem e deixa uma emoção positiva.
CRIE CONFORTO COGNITIVO PARA SEU CLIENTE IDEAL
É importante, então, escolher as palavras segundo 2 critérios:
Palavras emocionais: palavras com alto teor emocional (para ativar o sistema límbico).
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Campo semântico: palavras que ele já use cotidianamente (para ele sentir conforto cognitivo ao ler a sua copy) e que busque para resolver o seu problema.
Por exemplo: se sua audiência é composta por executivos, eles estão acostumados a ouvir palavras como “budget”, “bônus”, “meta”, “corporação”, “diretor”, “líder”, “VP” e outras.
Se sua audiência é de mães de bebês, elas estão acostumadas a ouvir e ler palavras como “bebê”, “sono”, “fralda”, “neném”, “creche” e outras.
Quando você insere as palavras que já pertencem ao campo semântico do seu consumidor na sua comunicação, você gera uma familiaridade no seu consumidor.
FAMILIARIDADE GERA CREDIBILIDADE E CREDIBILIDADE GERA MAIS VENDAS.
Outra maneira de você descobrir mais palavras do campo semântico é na ferramenta de palavras-chave do Google, sites como Yahoo!
Respostas, Fóruns de discussão, grupos do Facebook, comentários no YouTube e Facebook e outros locais virtuais que reúnem sua audiência.
Quanto mais você usar as PRÓPRIAS PALAVRAS do seu cliente ideal, mais você vai se conectar com ele e, com isso, gerar mais vendas.
Quando você mescla essas palavras do campo semântico do seu CLIENTE IDEAL com outras palavras de alta carga emocional, você gera conforto cognitivo e, ao mesmo tempo, aumenta o nível emocional da comunicação, ativando o sistema límbico e fortalecendo-o para que a emoção tome a via única da decisão sem tanta interferência das objeções da razão.